quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Enchendo linguiças


Esta é a notinha que emitiram em Zimbábue (clique para aumentar).
Não, você não leu errado, essa é uma nota de CEM TRILHÕES DE DÓLARES zimbabuanos rsrs
100.000.000.000.000,00 Z$

The Zimbabwean Dollar is the currency of Zimbabwe. The currency code for Dollars is ZWD, and the currency symbol is Z$. Below, you'll find Zimbabwean Dollar rates, a currency converter, Zimbabwean Dollar News and more. You can also subscribe to our currency newsletters with daily rates and analysis, or take ZWD rates on the go with our XE Mobile apps for your iPhone, BlackBerry, or even your regular phone.

Notice: The Zimbabwe dollar has been suspended indefinitely.
In January 2009, the Reserve Bank of Zimbabwe permitted the use of foreign currency in Zimbabwe in response to an economic decline that caused inflation levels of 5 billion percent. By April 2009, the Zimbabwe dollar was suspended indefinitely; the government now uses the South African Rand, the United States Dollar, and the British Pound. For more information, read the BBC's "Zimbabwe dollar 'not back soon'".
Sim, é isso que vocês leram. Em 2009, a inflação chegou a níveis tão altos que nem uma nota de 100 trilhões era absurda por lá.
"Mas, Matheeeeeeeus, por que cargas d'agua você está postando essa inutilidade???"
Ora, agora que vem a parte polêmica, jovem gafanhoto.
Sabem quanto essa nota valia antes do Dólar Zimbabuano fechar por completo?
Dez reais?
Cinco?
Menos?
Segundo o XE - The World's Favorite Currency Site -, esse era o valor:

100,000,000,000,000.00 ZWD =451,033,263,664.24 BRL
Zimbabwean Dollar Brazilian Real
1 ZWD = 0.00451033 BRL 1 BRL = 221.713 ZWD

Agora, por favor, alguém me explique como uma moeda visivelmente falida poderia valer tanto?
Sério.
Se essa nota ainda estivesse rodando, eu estaria voando para Zimbábue agora, para pegar algumas dessas no chão, sei lá u.u



P.S.: Gente, sei que prometi alguns posts ai, mas, eu gostaria de dizer que não deu para fazer nada nesses dias (o que é parte da razão de eu estar postando essa cultura inútil e desinteressante - eu só precisava postar algo -,  prometi-me algo polêmico, mas todas as polêmicas já não eram tãããão polêmicas assim, então eu vi isso no 9gag, então resolvi postar, ok?), e ontem o servidor do Blogger resolveu dar problema, então nada pude escrever ontem à noite. Vou fazer um pacto comigo mesmo e postar algo de noite!
Não esperem acordados, eu só funciono de madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário